top of page
2.png

NOSSA

HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

 

A História da Tiquira ,nasceu do sonho e empenho pessoal da fonoaudióloga Cristiane Pires Barbosa Morelli, que motivada pelo seu contato, afeto e empatia pelo deficiente intelectual, fundou em 1989 a Tiquira Centro de Desenvolvimento Humano –Ltda, uma clínica- escola para atender a alunos e assistidos com deficiência intelectual, transtornos do espectro do autismo (TEA), podendo estar associados ou não a outras deficiências, oferecendo um espaço àqueles que por idade, comportamento, grau de comprometimento intelectual ou físico necessitassem de acompanhamentos especializados..

Os atendimentos se iniciaram o bairro do Bonfim, na cidade de Campinas, em um estabelecimento da família, para que a clínica/escola se firmasse em sede própria. Foram vinte anos de atendimento nesse local, embasada no trabalho em equipe multidisciplinar, formada por: pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem e psiquiatria. Em 2008, iniciou-se a construção de novas instalações localizado no Jardim Guanabara, em Campinas.

No início de 2009, a Tiquira, iniciou o ano em sede nova e  devido a modernidade de seus propósitos, aliada ao nível de formação de sua equipe de profissionais, assim como a proposta pioneira de atendimentos especializados à crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo, elevou o bom nome da Tiquira e fez com que em 2010 a Secretaria de Estado da Educação firmasse um contrato para atendimento aos alunos com transtorno do espectro autista, custeando a escolaridade e o transporte.

Assim a Tiquira Centro de Desenvolvimento Humano, fundou a Escola de Educação Básica Tiquira – 1ª e 2ª Fase da Educação Infantil e do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com autorização e, D.O. – 17/04/2012. A partir disso, começou um aprimoramento da proposta pedagógica, sempre em consonância com as políticas públicas e sob supervisão da Diretoria de Ensino Leste de Campinas.

Essa consistente proposta de educação inclusiva, demandou em 2012, a instalação de outra extensão (Unidade II), acolhendo jovens e adultos, com uma proposta voltada para esse alunado.

De 2011 à 2014, em função de seu rápido crescimento, novas instalações foram feitas para acolher turmas de series iniciais ao ensino fundamental, completando o ensino Básico.
Em 2015 firma-se o contrato com a Secretaria de Estado da Saúde por intermédio do DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAUDE “DR LEONCIO DE SOUZA QUEIROZ” DRSVII, DO São Paulo, 124 (68), Poder Executivo - Seção I de 10/04?2014, para prestação de serviços, objetivando o atendimento especializado a pacientes com Transtorno do Espectro do Autista (TEA).


Na gestão da Tiquira, destacaram-se o sócio mantenedor fisioterapeuta Luiz Felipe Morelli a diretora Nívea Maria Capirucci, a orientadora Rosalba Aparecida Bernardes e, a secretária  ngela Maria de Souza, que ajudaram a conduzir a instituição levando em conta sua tradição pedagógica, educacional, terapêutica e organizacional, formando pessoas que tiveram aprendizado especializado e sucesso na vida profissional.

Em 2016, a Tiquira inaugurou sua segunda extensão (Unidade III), com o objetivo de proporcionar um atendimento voltado para a qualificação da vida adulta desses jovens. Em 2017 mais uma unidade foi aberta para o Centro de Especialidades Terapêuticas Tiquira (CETT) para deficientes Intelectuais e Autistas, envolvendo intervenções terapêuticas multidisciplinares em grupos, orientação familiar e desenvolvimento das habilidades do assistido em diferentes áreas e em 2019 mais uma extensão de unidade escolar. 

A Tiquira Centro de Desenvolvimento Humano Ltda. sempre busca aprimorar seu processo de gestão, proporcionado curso de formação, atualizando seus profissionais em consonância com o mundo contemporâneo. Direciona suas ações para o esforço competente de promoção do conhecimento, através da qualidade de ensino.

Assim a Tiquira, que na linguagem indígena significa GOTA, vem se referenciando como um centro inclusivo e realmente fazendo parte de um todo.

bottom of page