02.jpg

CENTRO DE
ESPECIALIDADES
TERAPÊUTICAS

CENTRO DE ESPECIALIDADES TERAPÊUTICAS

Favorecer o desenvolvimento adequado e funcional, compatível com a faixa etária e potencialidades do indivíduo com Transtornos do Espectro Autista – TEA e ou Deficiência Intelectual, focando suas habilidades cognitivas, físicas, emocionais e afetivas para que alcance sua independência e autonomia, dando-lhes assim, melhor qualidade de vida diária e prática, além da interação das prioridades da família com as práticas terapêuticas e educacionais, levando em consideração o meio em que o indivíduo vive, favorecer a sua socialização;

Área de atuação:

Fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional e acompanhamento pedagógico.


O público-alvo é formado por assistidos regulares e inclusivos com autismo, deficiência Intelectual e ou associadas a diferentes diagnósticos:
 

- Transtorno global do desenvolvimento (autismo); 
- Paralisia cerebral;
- Portadores de diferentes síndromes;
- ADNPM – portadores de atraso no desenvolvimento neuro-psico-motor;
- Multi-deficente sensorial e física (desde que associada a deficiência intelectual);

 

Os grupos são reduzidos, nas salas há um cuidador e monitores para acompanhamento as atividades de vida prática e diária, atendimento este monitorado pela equipe multidisciplinar e de orientação, de acordo com o perfil de cada grupo de assistido.

Contratada pelo Estado de São Paulo, Secretaria De Estado Da Saúde, por intermédio do Departamento Regional De Saúde “Dr Leôncio De Souza Queiroz” DRSVII para prestação de serviços, objetivando o atendimento especializado a pacientes com transtorno do espectro do autista (TEA), além de convênios com Exército Brasileiro- 2ª Região, Fundação CESP, CASSI, Secretaria de Educação de Hortolândia, Monte Mor, Vinhedo e outros. E contratada pela Secretaria De Estado Da Educação, para acompanhamento educacional de autistas.


Os horários são de segunda a sexta-feira, atendendo a assistidos divididos em dois períodos (meio período ou integral), não havendo lista de espera particular por parte da Tiquira, apenas o tempo de aprovação em caso de contrato via Secretarias de Estado.


Recebemos assistidos a partir dos 4 anos sem limites de idade superior.


Fonoaudiologia
Contempla-se ações de promoção de saúde, assessoria, orientação e identificação de características/alterações na área de motricidade oral, funções neurovegetativas, órgãos orofaciais, voz, linguagem, comunicação oral e escrita, melhorando a capacidade de transmissão e recepção da comunicação.


Fisioterapia
Trabalho direcionado as mais diversas patologias (neurológicas ou ortopédicas) que necessitam de adaptação e reabilitação do movimento, orientação a familiares, indicação de órteses ou dispositivos auxiliares possibilitando a reintegração do indivíduo a sua rotina, melhorando a qualidade de vida do paciente/assistido ou pessoas com necessidades especiais.


Terapia Ocupacional
Preocupamo-nos em capacitar as pessoas cujas ocupações do cotidiano (lazer, autocuidado e trabalho) estejam comprometidas por desordens emocionais, incapacidades congênitas, de desenvolvimento neuropsicomotor ou até mesmo pelo processo de envelhecimento. Visamos dar ao paciente/assistido maior independência e produtividade. Grande foco nas atividades de vida diárias e práticas. Na escola, visa-se a adaptação de mobiliário, adaptação de cadeiras de sala de aula adequadas, de material escolar específico como engrossadores de lápis, tesoura adaptada, quadro imantado, adaptação de materiais como quebra-cabeça, jogos infantis, e outros, oferecendo acessibilidade e sugestões de organização de espaços no contexto escolar.


Psicologia
Trabalho voltado à avaliação e tratamento das dificuldades afetivas, emocionais. Contempla o processo de anamnese e orientação familiar, bem como avaliação e execução dos serviços psicológicos com crianças, adolescentes e adultos junto a equipe multidisciplinar, visando identificação e solução dos problemas psicossociais que possam bloquear o desenvolvimento e potencialidade do assistido.


Psiquiatria
Orientação e informações aos profissionais e familiares na atuação com os autistas e deficientes intelectuais.


Enfermagem
Integrante ao coletivo da equipe multidisciplinar. A enfermagem, embora detenha autonomia relativa em relação aos demais profissionais, tem como objeto o indivíduo ou grupos necessitando medidas curativas, preservar a saúde ou prevenir doenças; ajudar nas atividades de vida diária e atividades de vida práticas.


Pedagogia
Atingir a maturidade cognitiva de pessoas com dificuldades ou necessidades especiais no acompanhamento escolar, na leitura e escrita.


Cuidador
No cuidado de crianças, jovens e adultos, as atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.