top of page

Tocha Olímpica em Campinas


Foto: Divulgação

Campinas receberá a tocha olímpica no dia 20 de julho (quarta feira) e o símbolo deverá percorrer um trajeto de aproximadamente 15 quilômetros, passando pelas principais avenidas centrais e pontos turísticos até chegar na Praça Arautos da Paz, onde será acesa a pira olímpica em uma grande cerimônia.

A tocha sairá às 16h da Estação Cultura e às 19h chegará na Praça Arautos da Paz, passando pelas avenidas Francisco Glicério e Orosimbo Maia.

Os estádios do Guarani e da Ponte Preta também estão entre os pontos onde os atletas farão o revezamento da tocha, além do Centro de Convivência.

Os seis indicados pelo município foram o ex-jogador de vôlei Maurício Lima, a campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer, ex-tenista Ricardo Melo, a ex-atleta especialista em heptatlo Conceição Geremias, a nadadora Fabiana Sugimori e o ex-jogador de futebol João Paulo.

Cada atleta percorrerá 200 metros até passar a tocha para o próximo. Os indicados são transportados em ônibus até o ponto do revezamento. Na chegada a Praça Arautos, uma carreta com palco e com a pira olímpica receberá a chama simbólica. Haverá show com banda local, praça de alimentação e outras atrações que estão sendo definidas. Também ainda não foi estipulado o atleta que de fato acenderá a pira.

Uma resolução publicada no Diário Oficial de Campinas (DOM) nesta terça-feira (19) determina a interdição de ruas e avenidas por onde passará a Tocha Olímpica nesta quarta-feira (20). A restrição de trânsito de veículos será das 15h às 22h.

Campinas é uma das 86 cidades, das 300, em que a tocha vai ‘dormir’, ou seja, que haverá uma cerimônia com a pira olímpica A tocha olímpica chegou ao Estado de São Paulo pela cidade de Itararé, em 16 de julho, depois de passar pelo Paraná.

Receber em Campinas a tocha olímpica é como receber uma parte dos Jogos Olímpicos e com isso, mostraremos mais uma parte do Brasil para o mundo.

A Tocha Olímpica é um símbolo importante dos Jogos Olímpicos, onde cada detalhe tem um significado:

O Céu - O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol, que assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa. Sua cor remete ao ouro, que representa a conquista máxima dos Jogos.

As Montanhas - A beleza natural do Rio, expressa nas curvas verdes de seus morros e vales.

O Mar - Ondulações azuis, orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.

O Chão - Nossa terra, que faz parte da nossa história. Representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

Lembrando que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 vão de 05 a 21 de Agosto. Os jogos Paralímpicos vão de 7 a 18 de setembro.

Os Jogos Olímpicos é o maior evento esportivo do mundo e os Jogos Paralimpicos é o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência.


DESTAQUES
RECENTES
ARQUIVO
bottom of page